quarta-feira, 21 de abril de 2010

Formação sobre Oração


Começo postando esse texto de formação sobre Oração e logo mais o da Verdadeira amizade, onde podemos trazer a discussão de como é nossa vida como Cristãos. Em casa, em nossas famílias tentamos ser diferentes? A oração é algo que faz parte da nossa vida? Podemos trazer diversas questões para discussão. Se gostarem comentem!

Link para download: http://www.4shared.com/document/HbLKWdh4/A_PRTICA_DA_ORAO.html




1° FORMAÇÃO: A PRÁTICA DA ORAÇÃO

"A oração é a efusão de nosso coração no de Deus." (Padre Pio)

Lectio Divina: Salmo 110.

POR QUE EU PRECISO DA ORAÇÃO E DA LECTIO DIVINA?

1. Por que eu preciso conhecer e aceitar a vontade de Deus na minha vida, além disso, é conhecendo a Deus que eu me conheço.

"Há duas razões principais para se orar com muita satisfação: primeiro para render a Deus a honra e a glória que Lhe são devidas. Segundo, para falar com Ele e ouvir a Sua voz por meio das Suas inspirações e iluminações interiores." (Padre Pio)

2. Preciso ser uma alma orante, pois assim serei forte e perseverante. (Efésios 6,10-18.)

"Se tanta atenção é dada aos bens desta Terra, quanto mais se deve dar aos bens do Céu, Faça, portanto, uma boa leitura espiritual, a santa meditação, o exame de consciência, e fará progresso na perfeição cristã e no amor de Jesus."(Padre Pio)

3. Pois, orar é conversar com Deus, é ouví-Lo e autoriza-Lo a fazer a vontade Dele na minha vida.

"Quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Sagra Escritura, Deus fala conosco." (Santo Isidoro)

"Quando te encontrares diante de Deus, na oração considera-te banhado na luz da verdade, fala-lhe se puderes, deixa simplesmente que te veja e não tenhas preocupação alguma.” (Padre Pio)

4. Por a minha oração me salvará, salvará a minha família e as outras pessoas.

"Reze, reze! Quem muito reza se salva e salva os outros”. (Padre Pio)

5. Portanto, preciso lutar contra a tibieza, pois a tibieza é a falta de oração; é a omissão na oração; é uma paralisia que me leva a perda do sentido da vida e, consequentemente, a morte.

"Rezai e continuai a rezar para não ficardes entorpecidos (infiel, com o coração fechado).” (Padre Pio)

"O Coração de Jesus não deixará cair no vazio a nossa oração se ela for plena de fé e de confiança." (Padre Pio)

“Em tempos de tristeza e de inquietação, não abandones nem as boas obras de oração, nem a penitência a que estás habituada. Antes, intensifica-as. E verás com que prontidão o Senhor te sustentará.” (Santa Teresa de Jesus)

OS PERIGOS DA TIBIEZA

1. Exposição a todos os males; (o Senhor nunca se afasta de mim, eu me afasto dele, e aí fico a mercê do maligno);

2. Negligência e desgosto no serviço a Deus e pelas coisas de Deus (-se eu sirvo ao Senhor e não oro, semeio confusão);

"Nunca se canse de rezar e de ensinar a rezar." (Padre Pio)

3. Não há convicção no chamado; (se você estiver numa caminhada vocacional e não rezar entra em crise);

"A meditação não é um meio para chegar a Deus, mas um fim. A finalidade da meditação é o amor a Deus e ao próximo." (Padre Pio)

4. Fechamento total para as coisas espirituais, de Deus. (você escuta a palavra de Deus e aquela lhe causa aversão, nojo, incômodo);

5. Infidelidade e desistência da caminhada;

6. Perda do sentido da vida; (você passa a viver superficialmente, vegetando em sensações e momentos que só te levam ao vazio, nada parece preencher e ter sentido).

REMÉDIOS PARA A TIBIEZA

1. Reconhecer-se uma alma tíbia e decidir enfrenta-la;

2. Renunciar a tudo o que te torna tíbia; (se a hora que eu tenho pra rezar eu dou para as novelas, por exemplo, eu tenho que renunciá-las, as novelas passam, já Deus não, pois no final das contas eu terei de prestar contas a Deus);

3. Voltar a rezar, mesmo que não seja no ritmo anterior, e fazer adoração a Jesus Sacramentado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores