segunda-feira, 3 de maio de 2010

Tema: A Verdadeira Amizade

A VERDADEIRA AMIZADE

“O amigo verdadeiro é interessado e não interesseiro”

v Lectio Divina: Eclesiástico 6,5-17.

Nem todas as pessoas que chamamos de amigos fraternos vivem uma amizade conosco. Temos mais conhecidos e colegas que amigos. Sendo uma forma de amor, a amizade verdadeira / fraterna é tão rara quanto o amor verdadeiro, mas existe!

Quando temos a humilhação da verdadeira comunhão fraterna: (não seremos desistentes)

1. Amigo fraterno em Cristo de verdade não é aquele que diz o que você quer ouvir. Amigo de verdade é aquele que diz o que você precisa ouvir! -Aceitar a verdade é uma humilhação!

2. Aquilo que você quer ouvir, seus inimigos estão prontos pra lhe dizer a qualquer instante, especialmente se isso for incitar a sua vaidade e encaminhá-lo mais rápido para as armadilhas destinadas aos egos inflados.

3. Amigo fraterno em Cristo de verdade arrisca a própria amizade em nome da sincera tentativa de lhe fazer enxergar a verdade. Ele pode lhe dizer coisas que doam profundamente e que lhe façam ter a reação infantil e integra de romper a amizade com ele, mas mesmo assim ele diz o que precisa ser dito.

4. Como seres humanos incoerentes que somos, preferimos pessoas que nos digam doces mentiras a nosso respeito e sobre a nossa vida, e não pessoas transparentes e corajosas o suficiente para apontarem nossas ilusões e defeitos. Reconhece-se um amigo fraterno em Cristo por sua coragem em dizer-nos o que precisa ser dito, mesmo sabendo que poderá receber ingratidão, raiva e rompimento da amizade como “pagamento” por sua sinceridade.

5. Não pense que amigo fraterno em Cristo é somente aquele que lhe oferece o ombro na hora em que você mais precisa. Muitas pessoas são ótimas “amigas” quando você está por baixo. Consolar pessoas as fazem sentir-se importantes, mas esses mesmos “amigos” talvez não tolerem o seu sucesso e seus momentos de felicidade, sentindo-se inferiores e questionando o seu direito de ser feliz.

6. Amigo fraterno em Cristo de verdade não é somente quem te consola quando você chora, mas quem se alegra ao ver você sorrir.

7. Amizade verdadeira em Cristo possui um interesse interessado e não interesseiro, um amigo de verdade está interessado em te ver feliz e não age de maneira interesseira, buscando ser feliz através de você.

8. Um amigo fraterno em Cristo multiplica os seus momentos felizes, diminui seus momentos de dor, adiciona força e inspiração no seu caminho e divide as coisas com tamanha alegria que te faz ter a certeza de jamais estar sozinho.

O verdadeiro amigo possui a capacidade de ver através de você, ele te conhece profundamente, e continua apreciando a sua presença, seja qual for o saldo entre seus virtudes e defeitos.

A única solidão real que existe no mundo é a ausência de uma amizade verdadeira. Um verdadeiro amigo fará por você o que nenhuma outra pessoa, mesmo os familiares farão, porque da verdadeira amizade costumam ser mais fortes que os laços sanguíneos. Se você estranhou esta frase, deve estar vivendo uma das situações: ou possui familiares que vão muito além dos laços sanguíneos, amando-o verdadeiramente e sendo seus amigos, ou ainda não encontrou a verdadeira amizade.

Se alguém de sua família, além de ser seu parente, é também seu amigo, então você conhecerá o verdadeiro sentido da palavra irmão e entenderá o que toda família deveria ser. As melhores mães são aquelas que, sem abandonar o posto de mães, são também amigas. Os melhores pais seguem a mesma regra assim como os melhores irmãos (ãs), primos (as) e tios (as). São pessoas tão amigas que, por vezes, até esquecem que existem laços sanguíneos, já que os laços do espírito são incrivelmente mais fortes. O parentesco é uma conseqüência, a amizade uma conquista.

O cristianismo convida a amar aos inimigos e, sem dúvida, é nobre o coração que não manifesta ódio aos que se apresentam como inimigos, mas por razões de bom senso, na vida prática é melhor considerar a frase desta maneira. Amai os vossos inimigos, mas não os confunda com amigos.

Falso amigo, isto é, orgulho de não precisar do outro (caminho da nossa desistência)

1. Um falso amigo é muito mais perigoso que um inimigo declarado. A falsidade e a hipocrisia são as armas mais sórdidas utilizadas por pessoas que não respeitam o seu ser e que pretendem usar você em benefício próprio. Não confunda inimigos com amigos. Isso põe e risco a sua vida. O verdadeiro amigo é capaz de humilhar-se para salvar você.

2. Não se entristeça se você possui poucos amigos verdadeiros. Amizade se mede em qualidade e não em quantidade. Dedique-se a ser amigo verdadeiro das pessoas a sua volta. A arte de fazer amigos verdadeiros depende de aprender a ser amigo de verdade. A verdadeira amizade é um caminho de mão dupla. Os amigos têm tempo e dedicação.

3. Quando o sorriso de seus amigos lê fizer duplamente feliz, quando a vitória do seu amigo é a sua própria vitória, aí você saberá que tornou-se um amigo de verdade.

4. Com amigos de verdade você jamais será destruído ou mesmo um desistente. Pois parte da sua força e do seu tesouro estarão guardados em lugar seguro: no coração dos seus amigos que através da humilhação ama você como Jesus até a cruz.

A amizade em Cristo é a maior prova de que você acredita na vida, assim, mesmo que um dia você esteja abatida por circunstâncias inesperadas e a sua crença na vida fique abalada, uma mão virá em sua direção acompanhada de um sorriso: seus amigos não deixaram de acreditar em você. O amor verdadeiro vem de dentro, do coração. Devemos orar para sermos curados da necessidade que temos de impor a nossa vontade sobre os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores